Uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) exige cuidados de ambas as partes, governo municipal e população. A função da estação é coletar e tratar o esgoto sanitário, das residências, para preservar os rios e garantir os benefícios à saúde pública.
Na ETE o uso do filtro é de grande importância para o tratamento dos efluentes domésticos, pois só ele garante a qualidade da purificação do esgoto, retendo maior parte da matéria orgânica e assim aumentando o oxigênio dos efluentes.
Segundo o operador da ETE, Odésio Ferraz, o filtro é o coração da estação. “Com o uso do filtro é possível ter uma estação de tratamento de esgoto totalmente anaeróbica, com eficiência e custos baixíssimos”, destaca.
A população deve ter consciência do que pode ser jogado na rede de esgoto e assim também garantir o funcionamento da estação.
Ainda segundo o operador, a ETE do bairro Jardim Elisa está sempre danificada por conta de entupimento nos filtros. “Já encontramos meias, sutiãs, tênis e excessivo volume de papel higiênico, o que causam impactos irreversíveis para o tratamento do esgoto”, observa.