SAAE utilizará o Geofone para identificar possíveis vazamentos na rede de distribuição de água

Os geofones funcionam pela escuta, quando líquidos pressurizados escapam por uma abertura eles criam vibrações e ruídos

Preocupados com possíveis vazamentos na antiga rede de distribuição de água em Capivari, mais precisamente no trecho em que houve a troca de rede, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) estará realizando uma varredura na rede (antiga) para identificar os pontos onde a mesma possa estar comprometida.

A troca dos 16 km de rede, quando finalizada eliminará a rede antiga e essa inspeção é para garantir que não haverá vazamentos ocultos até a conclusão da obra.

Para esta ação, o SAAE estará contratando uma empresa especializada em trabalhar com o Geofone, equipamento que detecta vazamentos não visíveis, com sensor de alta sensibilidade. O equipamento funciona como um radar sonoro que detecta rompimentos debaixo da terra.

Segundo o superintende do SAAE, José Luiz Cabral, esta medida tem a finalidade em detectar possíveis perdas de água e serão realizadas de inicio no centro da cidade. “Informados que há aumento no consumo de água não registrados na leitura dos hidrômetros é preciso verificar se há realmente a existência de possíveis vazamentos”, conclui Cabral.