SAAE realiza limpeza e higienização dos principais reservatórios da cidade
Caixa d' Água da avenida Pio XII

SAAE realiza limpeza e higienização dos principais reservatórios da cidade

Os serviços serão realizados a partir do dia 22 de abril 

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) contratou a empresa Micro Ambiental, especializada na prestação de serviços de higiene em sistemas que armazenam água, para a limpeza e higienização dos principais reservatórios de Capivari.

Nos dias 22, 23 e 24 de abril, a empresa estará na caixa d’água da avenida Pio XII e cinco reservatórios da unidade receberão os serviços de limpeza e higienização. A Micro Ambiental possui equipamentos e treinamentos específicos para operar em resgates de espaços confinados.

No dia 25 a empresa realizará os serviços de limpeza e higienização no reservatório Gran Tour (próximo ao portal de entrada da cidade) e no dia 29 será a vez do reservatório do bairro Castelani.

Segundo o engenheiro ambiental do SAAE, Caio Kerches, será feita a avaliação nos reservatórios para detectar o tipo de concentração de resíduos que está fixado nas paredes. “A limpeza e higienização correta das caixas d’água garantem a qualidade da água consumida pela população e, consequentemente, a preservação da saúde.”

Ainda segundo Kerches, “após a comprovação do tipo de resíduo, será preparada uma solução para aplicação com a função de remoção dos contaminantes nas paredes dos reservatórios”. A seguir, é feita uma lavagem com água limpa, por meio de hidrojato, para a completa remoção e limpeza dos reservatórios.

De acordo com o diretor operacional do SAAE, Marcus Cardoso, a autarquia está trabalhando na caixa d’água da avenida Pio XII para recuperar a válvula de retenção de um sistema de abastecimento antigo, que não está em operação há anos. “A manutenção do sistema antigo é vital para a operação do abastecimento durante a operação.”

Antes da liberação dos reservatórios serão realizados testes da concentração final para verificar se existe algum contaminante. Com base nos resultados será feita a liberação do reservatório para uso. Se ocorrer algum problema durante a operação de limpeza e higienização dos reservatórios, os bairros afetados serão avisados com antecedência.