Ampliação da ETE Porto Alegre segue em ritmo acelerado

As obras para a ampliação da ETE Porto Alegre estão em andamento e aproximadamente 30% da obra já está concluída. Mais de R$ 5 milhões estão sendo investidos na ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto Porto Alegre.

Responsável pela obra, a empresa AEX-Engenharia, está realizando a construção dos dois novos tanques de aeração e a modernização da parte antiga da estação também está em andamento.

A ampliação permite o remanejamento da tubulação, a troca dos painéis elétricos, a construção da casa de operação, a Estação Elevatória de Lodo e a unidade de desinfecção.

A ETE do Porto Alegre atende atualmente uma demanda de nove bairros, sendo eles, Morada do Sol, Porto Alegre, Santa Terezinha, Pitangueiras, Jatobá, São José, Engenho Velho, Santa Tereza D’Avilla e Santo Antônio. A ampliação possibilitará que a ETE atenda mais dez bairros, devido a implantação do coletor tronco que percorre a margem do rio Capivari.

Segundo o superintendente do SAAE, José Luiz Cabral, com a ampliação da estação de tratamento de esgoto Porto Alegre será possível duplicar a capacidade de tratamento. “Hoje, a estação trata 25% do esgoto em Capivari, e com esta ampliação, mais a ETE do Castelani, ETE do DIC I, bem como a ETE Central (a ser construída pelo Governo do Estado) teremos condições de atender 74 mil pessoas. Isto é, poderemos atender 50% a mais de pessoas, visando o crescimento habitacional de Capivari”.

Para o prefeito Rodrigo, “as obras do SAAE, representam um avanço sem precedentes para a nossa conquista do Selo de Município Verde e Azul, selo este de relevante importância para o Desenvolvimento Econômico de nossa cidade, pois, as empresas procuram municípios com esta certificação para implantação dos seus futuros empreendimentos”, afirma.

Ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto do Porto Alegre