Consórcio PCJ e SAAE Capivari discutem ações em conjunto

Compartilhe

A equipe do Consórcio PCJ se reuniu, no dia 27 de junho, com o novo superintendente do SAAE Capivari (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), Guilherme Rego, que assumiu a gestão da autarquia em maio de 2023, para apresentar as atividades que entidade está realizando e discutir ações futuras em conjunto.

Participaram do encontro pelo Consórcio PCJ, o secretário executivo, Francisco Lahóz, e o assessor técnico, Flávio Forti Stenico. Pelo SAAE Capivari, além do superintendente, também participaram o engenheiro, Rafael Caravita, e o assessor da superintendência, Lucas Angelieri.

Rego abordou na reunião sobre a reabertura do viveiro municipal de mudas, no bairro Estação, que contou com o apoio do Consórcio PCJ na doação de insumos, como sementes de espécies nativas e saquinhos para a produção de mudas. A assessoria técnica do Programa de Proteção aos Mananciais da entidade irá permitir ao município a realização de projetos de recuperação florestal com as mudas produzidas pelo viveiro.

Também foram discutidos os temas sobre as demandas para o desassoreamento de cursos d’água municipais e necessidade de recursos financeiros para obras de um barramento no Ribeirão Água Choca, que com apoio do Consórcio PCJ, foram protocolados e cadastrados junto ao Departamento de Água e Energia Elétrica do Estado de São Paulo (DAEE), regional da Bacia do Médio Tietê, tendo sido aprovados e submetidos para avaliação da Superintendência Geral do DAEE, em São Paulo. Atualmente, o processo aguarda a liberação de recursos pelo Governo Estadual, para que sejam viabilizados.

Os representantes do Consórcio PCJ realizaram esclarecimentos e apresentaram novidades sobre a gestão dos recursos hídricos nas Bacias PCJ, enaltecendo a importância do planejamento, fomento e sensibilização de boas práticas voltadas a sustentabilidade hídrica, preservação de mananciais e investimentos na área de saneamento.
Dentre os temas debatidos foi ressaltado pelos integrantes do SAAE Capivari as ações em curso e recentes conquistas de recursos financeiros junto aos Comitês PCJ para projetos de infraestrutura hídrica e saneamento no município, tendo como destaques, a captação de recursos financeiros para elaboração do Plano Municipal de Saneamento Rural, Revisão do Plano Diretor de Combate às Perdas no Sistema de abastecimento Público de Água, para elaboração de Projeto Executivo da Estação de Tratamento de Esgoto Central – ETE Central e captação de recursos para elaboração de projeto básico do barramento Santa Cruz.

O Consórcio PCJ e SAAE Capivari seguem unidos e parceiros para que os temas da água e saneamento continuem sendo prioridade e que as ações em curso sejam viabilizadas, propiciando a melhoria da qualidade da água não só para a região, mas para toda as Bacias PCJ.

Veja outras notícias

Assepsia dos Reservatórios de Água!

Como dito anteriormente, todos os reservatórios de água da cidade de Capivari passarão por um período de assepsia, segue uma relação dos bairros que serão

SAAE INFORMA

O SAAE Capivari não trabalhará nos dias 08/07 (ponto facultativo), 09/07 (Revolução Constitucionalista) e 10/07 (ponto facultativo). No entanto, o atendimento do 0800 continuará 24

Dúvidas sobre nossos serviços?

Entre em contato conosco