You are currently viewing Servidores do SAAE passam por exames médicos
Servidores do SAAE passam por exames médicos

Servidores do SAAE passam por exames médicos

Os funcionários do Serviço Autônomo de Água e Esgoto passam por exames médicos periódicos para acompanhar a saúde. A ação é preventiva e busca preservar a qualidade de vida e o bem estar do servidor público.

De acordo com a Diretora do Departamento Pessoal, Maricélia Costa Novo, a realização dos exames médicos se justifica pela necessidade de se acompanhar o estado de saúde do servidor, a fim de detectar precocemente o surgimento de doenças relacionadas ao trabalho ou não. “Os exames irão identificar por meio de avaliação clínica, exames laboratoriais e de imagem, possíveis alterações relacionadas ou não com a sua atividade laborativa ou com o ambiente de trabalho”, explica.

Os funcionários estão realizando exames de sangue, espirometria, audiometria, eletrocardiograma, eletroencefalograma, RX coluna, além dos exames clínicos. Após a realização dos exames o servidor recebe um Atestado de Saúde Ocupacional.

Para o chefe da Divisão Operacional, Cláudio Luciano Bossolan, esta ação é muito importante para o desenvolvimento do trabalho em equipe. “Cada servidor tem sua função dentro da empresa e é de extrema importância acompanhar o desempenho de cada um e proporcionar o cuidado com a saúde”, destaca Cláudio.

Segundo o superintendente do SAAE, José Luiz Cabral, a intenção é valorizar, ainda mais, os servidores da autarquia. “Com os exames médicos, identificamos os principais agravos e adoecimentos que acometem os servidores da autarquia. Além disso, a realização dos exames estimula o servidor no cuidado com a saúde”, ressalta Cabral.

O SAAE contratou por meio de licitação pública, a empresa Ergosaúde – Prevenção e Reabilitação – para prestação de serviços técnicos e especializados de assessoria e consultoria na área de medicina e segurança do trabalho, que iniciou o acompanhamento dos servidores em 2016.

O prefeito Rodrigo Proença (PSDB) destaca a importância dos exames para garantir a produtividade do servidor. “É de extrema importância incentivar o servidor a cuidar de sua saúde e assim aumentar o desempenho nas atividades do dia a dia, promovendo assim, um ambiente de trabalho seguro e saudável”, destaca o prefeito.

A obrigatoriedade da realização dos exames médicos foi estabelecida em 1978 pelo Ministério de Trabalho e Emprego e regulamentada pela portaria nº. 3214.

Servidores do SAAE passam por exames médicos