Começou na última semana, uma operação no poço artesiano anexo, localizado ao lado do reservatório do Pinhalzinho. Os trabalhos do SAAE Capivari seguirão por toda a semana e visam a melhora na qualidade do abastecimento de água que atende ao bairro e ao Jardim Imperial. A região em questão não terá seu abastecimento prejudicado, uma vez que será feita a manobra para que os reservatórios estejam abastecidos pelo Poço do Baldo, situado no Jardim Branyl.
A operação consiste na limpeza do poço artesiano e análise da qualidade da água. Primeiro, o conjunto de bombeamento é retirado do poço. Em seguida, é aplicado um produto biodegradável que remove incrustações e limpa o poço. Após, para que o produto funcione e “lave” o poço, é preciso movimentar a água dentro dele.
Feito isso e com a aplicação de produtos comumente utilizados para esse tipo de limpeza, como cloro, ácido muriático e solução de peróxido de hidrogênio e biocidas, é possível resolver fatores que eventualmente causam a turvação da água.
Vale pontuar que os poços artesianos são obras de engenharia geológica que captam água subterrânea. São perfurados em camadas de rocha impermeável, onde a água é pressurizada e flui naturalmente para a superfície por meio de pressão hidrostática. No caso do poço do Pinhalzinho, ele possui cerca de 240 metros de profundidade e as primeiras camadas são as principais para a análise da qualidade hídrica.
Após a primeira fase da operação, ocorrem as análises e os habituais testes de potabilidade, onde é possível identificar elementos naturais que estejam em excesso, descobrindo se a captação está adequada para consumo ou se apresenta algum risco à saúde.
O Diretor Operacional, Bruno Gonçalves, acompanhou os trabalhos e reforçou o compromisso da autarquia. “O SAAE tem a preocupação em entregar a água de melhor qualidade na casa do munícipe, por isso seguiremos com constantes análises por toda a cidade”, destacou.