SAAE esclarece que não haverá reajuste nas tarifas de água e esgoto em 2018

O Conselho de Regulação e Controle Social se reuniu no Plenário do Executivo na última sexta-feira, 27, com representantes da Ares PCJ (Agência Reguladora dos serviços de saneamento das bacias Piracicaba, Capivari e Jundiaí) para reajustes nas tarifas de água e esgoto no exercício de 2018.

Na ocasião, foi apresentada a Resolução 19/2018, na qual foi esclarecido os motivos pelo qual o SAAE não reajustará as tarifas de água e esgoto este ano. O superintendente do SAAE, José Luiz Cabral, esclarece que é a primeira vez em seis anos que a Agência Reguladora Ares PCJ não reajusta as tarifas. “Foram dois meses de intenso trabalho de gestão financeira para definir que seria 0% de reajuste, dados aos inúmeros cálculos que foram feitos pela agência reguladora para que o SAAE continue prestando serviços de qualidade. Vale lembrar que o os reajustes das tarifas independe do Poder Executivo, uma vez que o assunto foi delegado pela Lei nº. 3755/2010, explica o superintendente.

A Lei Federal 11.445/2007 estabelece que a definição e reajustes das tarifas e preços públicos é função do órgão responsável pela regulação e fiscalização dos serviços, neste caso, a Ares PCJ realiza anualmente os reajustes nas tarifas de todos os municípios consorciados.

A Ares-PCJ afirma ainda que as tarifas de Capivari “permanecem baixas, se comparadas às de outras cidades de porte semelhante, ou maiores”. A agência destacou ainda que fiscaliza a prestação dos serviços de saneamento básico nos municípios e responde pela fixação das tarifas exclusivamente por critérios técnicos para garantir a continuidade da prestação dos serviços oferecidos pelo SAAE, uma vez que a Agencia é corresponsável pela saúde financeira da autarquia.

O prefeito Rodrigo Proença (PSDB), destaca que esta atitude revela o respeito que o SAAE tem com seus clientes. “É com muita satisfação que anunciamos que o SAAE Capivari é referência no Consórcio das Bacias PCJ e na Agência Reguladora, onde a tarifa praticada é uma das menores da região”, ressalta o prefeito Rodrigo.

Convém destacar que o SAAE, mesmo fazendo fortes investimentos em saneamento básico, consegue, neste momento, bancar os custos das contrapartidas, sem onerar os consumidores.

Compartilhe

Veja outras notícias

Dúvidas sobre nossos serviços?

Entre em contato conosco