A implantação do coletor tronco de esgotos Caraça e a construção da Estação Elevatória de Esgotos (EEE), no bairro Ribeirão, estão na fase de conclusão.
O projeto permite a construção da Estação Elevatória de Esgoto (EEE), a implantação do Coletor-Tronco (com extensão de 2.017 metros) e linha de recalque para transporte do esgoto coletado dos bairros São Pedro, Santa Rita e Ribeirão até a Estação de Tratamento de Esgoto do Castelani.
O superintendente do SAAE, José Luiz Cabral, está obra beneficiará cerca de 10 mil pessoas e despoluirá o Ribeirão Água Choca. “A obra conta com licenciamento ambiental, parecer técnico favorável e licença da Cetesb. “Respiramos saneamento, o tempo todo, e é nossa preocupação constante proporcionar à população o acesso universal, preocupados com a preservação ambiental”, explica.
O SAAE, adquiriu por meio de licitação, a compra de mil toneladas de cascalho para recuperar o trecho onde foi implantado o coletor tronco de esgotos. “O saneamento básico é uma prioridade”, destaca o prefeito Rodrigo Abdala Proença (PSDB). “Temos um forte compromisso com saneamento e a consciência de que cada R$ 1,00 investido traz R$ 4,00 de retorno em saúde pública”, observa.
Cetesb
A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) é a agência do Governo do Estado responsável pelo controle, fiscalização, monitoramento e licenciamento de atividades geradoras de poluição, com a preocupação fundamental de preservar e recuperar a qualidade das águas, do ar e do solo.