Troca de redes hidráulicas garantem mais qualidade na água distribuída
Os 27 reservatórios armazenam mais de 10 milhões de litros de água tratada.

Troca de redes hidráulicas garantem mais qualidade na água distribuída

Preocupado com a escassez hídrica que assola nossa região nos últimos anos e emprenhados em aperfeiçoar o abastecimento público em Capivari, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto investiu mais de R$ 5 milhões na renovação da rede de distribuição de água.

Cerca de 14 bairros foram contemplados com a troca da rede de distribuição de água e mais de 4 mil ligações domiciliares foram substituídas.

A nova rede de água foi substituída nos bairros, Vila Fátima, Vila Cardoso, Vila Izildinha, Jardim Santa Maria, Pão de Açúcar, São José, Estação, Rossi, Raia, Padovani, região Central e nas avenidas Antônio Frederico Ozanam, Pio XII e Alameda Faustina Franchi Annicchino.

A tubulação, que antes era de ferro fundido, hoje é de tubos “PEAD”, um polietileno de alta densidade com uma tecnologia mais resistente e simples de se instalar e com duração estimada de 500 anos. O novo material garante mais qualidade na água distribuída e menos manutenções na rede, o que deixará a cidade mais limpa.

Com a renovação das redes de distribuição de água e a Implantação do Centro de Controle Operacional de Combate às Perdas, inaugurado em 2014, o SAAE conseguiu reduzir de 45% para 20% às perdas de água tratada.

Centro de Controle Operacional

A central de automação permite ao SAAE obter informações, em tempo real, sobre os níveis dos 27 reservatórios espalhados em pontos estratégicos pela cidade, e, monitorar o funcionamento das bombas submersas nos 38 poços artesianos, além de possíveis desperdícios na produção da água.

Os 27 reservatórios armazenam mais de 10 milhões de litros de água tratada.