Sobre o SAAE

O SAAE

O SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) é uma Autarquia Municipal criada em 15 de dezembro de 1970, pela lei nº 1022/70. A lei foi promulgada pelo ex-prefeito Luiz Quagliato Filho e aprovada pela Câmara Municipal.
O SAAE é o prestador de serviços em captação, tratamento, distribuição de água e esgoto na cidade de Capivari no Estado de São Paulo. Uma empresa preocupada com o Meio Ambiente e leva a qualidade de água como principal motivação de estudos e trabalho.

Por ser uma Autarquia e não uma Secretaria faz parte da chamada administração indireta do município, tendo autonomia econômica, financeira e administrativa, sendo seu Diretor Geral nomeado pelo prefeito. Os funcionários do SAAE trabalham com consciência ecológica sobre a água e compreendem o real valor que ela possui. Todos têm a preocupação de levar ao consumidor esses conceitos, transformando-os em células multiplicadoras dos conhecimentos sobre as ações para se preservar o meio-ambiente.

FILOSOFIA

A autarquia visa melhorar o abastecimento de água e o tratamento do esgoto dos cidadãos da cidade de Capivari. Preza pela qualidade de vida e meio ambiente, deixando bem claro em todas as suas ações sociais e profissionais (como autarquia) a prioridade ecológica e humana como filosofia máxima de conduta; desde o mais humilde funcionário até seu diretor administrativo.

A capacidade de cada indivíduo envolvido é explorada em seu potencial máximo para que nossa filosofia esteja sempre presente. O SAAE se encontra engajando em várias ações sociais e ecológicas como, por exemplo, a recuperação da mata ciliar do Rio Capivari.

CARACTERÍSTICAS GERAIS DO SISTEMA

A Estação de Tratamento de Água “Alcindo Gatti”, a ETA I, está localizada à margem esquerda do Rio Capivari, dentro do perímetro urbano do município. O principal manancial da ETA I é o Ribeirão Forquilha. O ponto de captação está localizado na Fazenda Milhã que dista aproximadamente 8 km do centro da ETA I. O Ribeirão é represado por uma barragem que tem 160m de comprimento por 12m de altura e que forma um espelho d’água que cobre aproximadamente 20 hectares de terras. O volume de água captado hoje é de 45litros/s e vem por gravidade até a Estação de Tratamento, percorrendo 8,5Km de adutora. A adutora foi construída em tubos de cimento amianto com diâmetros que variam entre 14, 12 e 10 polegadas a partir da captação.

O segundo manancial de abastecimento é o Ribeirão João Lau e o ponto de captação fica localizado dentro das terras que hoje pertencem à Usina Furlan. O volume de água captado hoje é de 5litros/s e vem por gravidade até a Estação de TratamentoA Estação de Tratamento de Água “Mozart do Prado” (ETA II) fica às margens do ribeirão Água Choca, dentro do perímetro urbano da cidade. Esta ETA foi construída para produzir 19litros/s e hoje tem capacidade para 35 litros/s. Este adicional de produção deve-se a todo processo de modernização levada a efeito no inicio do ano de 2009.

TRATAMENTO

O tratamento realizado é clássico, ou seja, tratamento Físico, Químico e Bacteriológico. As etapas compreendidas no tratamento são:01 Câmara de recepção que recebe a água e os primeiros produtos químicos do tratamento compostos de alcalinizante e coagulante;01 Câmara de mistura (chicanas) para a etapa da floculação;02 Decantadores para sedimentação dos flocos formados na etapa anterior;03 Filtros para retenção de partículas que não sedimentaram na decantação;01 Câmara para desinfecção e correção de pH.

DISTRIBUIÇÃO

A água que sai tratada das ETA I é recalcada para um conjunto de 5 (cinco) reservatórios que ficam localizados na Avenida Pio XII, chamado de Sistema Central, uma parte é recalcada para o sistema Sgariboldi.A água que sai tratada das ETA II é recalcada para o Sistema Gran Tour e para a Estação Elevatória do Caraça, que ao receber as águas dos poços artesianos Santa Rita, Valezin, Costinha, e Anexo a recalca para o Sistema Central, bem como ao bairro Rossi.  A partir Sistema Central inicia-se a distribuição para os bairros Centro, Engenho Velho, Gênova, Pitangueiras, Jardim Jatobá, Loteamento Santa Terezinha, Loteamento São José, bem como é recalcado para o sistema Porto Alegre.

Os comentários estão encerrados.