SAAE inaugura 35 km de novas redes de distribuição de água em Capivari

Há cinco anos, Capivari colocou em prática um projeto ousado de Controle de perdas na produção e distribuição da água. O que era novo virou resultado e o que era “utopia”, hoje é realidade.

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto realizou na manhã de quarta-feira, 19, a cerimônia de inauguração da troca de 35 km de redes de distribuição de água no Plenário do Executivo.

O prefeito, Rodrigo Proença (PSDB) e o vice-prefeito, Vitor Riccomini (PSL) acompanharam a inauguração na companhia do superintendente do SAAE, José Luiz Cabral e do presidente da Câmara de Vereadores Bruno Barnabé (PSDB).

O Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ), foi representado pela subsecretária executiva, Jussara Cordeiro Santos, e representando a Agência das Bacias Hidrográficas dos rios PCJ, a coordenadora de convênios, Elaine Franco de Campos, e Marcelo Bacchi, representando a Agência Reguladora Ares PCJ também prestigiaram o cerimônia.

A subsecretária executiva do Consórcio PCJ, Jussara Cordeiro Santos, afirmou que o município de Capivari dá um grande passo em meio à pior crise hídrica já vivenciada nas bacias PCJ. “Investir no controle de perdas é extremamente importante, pois, basicamente, evitamos que água tratada seja desperdiçada e água distribuída não seja cobrada. Isso faz com que você diminua o uso sem necessidade dos recursos hídricos e gere uma economia financeira ao Departamento de Água, que pode investir mais na área de saneamento básico”, ressaltou ela na inauguração.

A nova rede de água foi implantada nos bairros, Vila Fátima, Vila Cardoso, Vila Izildinha, Jardim Santa Maria, Pão de Açúcar, São José, Estação, Rossi, Raia, Padovani, avenida Antônio Frederico Ozanam e região Central.

Com a renovação das redes de distribuição de água e a Implantação do Centro de Controle Operacional de Combate às Perdas, inaugurado em 2014, o SAAE conseguiu reduzir de 45% para 23% às perdas de água tratada.

O superintendente do SAAE, José Luiz Cabral, lembrou que quando assumiu a gestão do SAAE, “as perdas na distribuição de água era de 53% nos primeiros quatro anos, e com ações contra fraudes, conseguimos reduzir para 25% às perdas e hoje, com muita satisfação informamos que estamos com 23% com o propósito de atingirmos níveis percentuais de primeiro mundo. Isso se deve aos três projetos já implantados”, destacou o superintendente.

Já o prefeito Rodrigo Proença, ressaltou sua alegria em poder participar desse momento tão importante para o desenvolvimento ambiental do município. “No mês de aniversário de 185 anos de Capivari o SAAE preparou a inauguração de treze obras e isso é referência regional. Estamos comemorando o aniversário da cidade e os investimentos em saneamento básico que tanto beneficia a população de Capivari”, afirma Rodrigo.

Foram investidos cerca de R$ 5 milhões na renovação da rede de distribuição. A tubulação, que antes era de ferro fundido, hoje é de tubos “PEAD”, um polietileno de alta densidade com uma tecnologia mais resistente e simples de se instalar e com duração estimada de 500 anos.

 

Adicionar aos favoritos o permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *