Servidores do SAAE passam por exames médicos
Servidores do SAAE passam por exames médicos

Servidores do SAAE passam por exames médicos

Os funcionários do Serviço Autônomo de Água e Esgoto passam por exames médicos periódicos para acompanhar a saúde. A ação é preventiva e busca preservar a qualidade de vida e o bem estar do servidor público.

De acordo com a Diretora do Departamento Pessoal, Maricélia Costa Novo, a realização dos exames médicos se justifica pela necessidade de se acompanhar o estado de saúde do servidor, a fim de detectar precocemente o surgimento de doenças relacionadas ao trabalho ou não. “Os exames irão identificar por meio de avaliação clínica, exames laboratoriais e de imagem, possíveis alterações relacionadas ou não com a sua atividade laborativa ou com o ambiente de trabalho”, explica.

Os funcionários estão realizando exames de sangue, espirometria, audiometria, eletrocardiograma, eletroencefalograma, RX coluna, além dos exames clínicos. Após a realização dos exames o servidor recebe um Atestado de Saúde Ocupacional.

Para o chefe da Divisão Operacional, Cláudio Luciano Bossolan, esta ação é muito importante para o desenvolvimento do trabalho em equipe. “Cada servidor tem sua função dentro da empresa e é de extrema importância acompanhar o desempenho de cada um e proporcionar o cuidado com a saúde”, destaca Cláudio.

Segundo o superintendente do SAAE, José Luiz Cabral, a intenção é valorizar, ainda mais, os servidores da autarquia. “Com os exames médicos, identificamos os principais agravos e adoecimentos que acometem os servidores da autarquia. Além disso, a realização dos exames estimula o servidor no cuidado com a saúde”, ressalta Cabral.

O SAAE contratou por meio de licitação pública, a empresa Ergosaúde – Prevenção e Reabilitação – para prestação de serviços técnicos e especializados de assessoria e consultoria na área de medicina e segurança do trabalho, que iniciou o acompanhamento dos servidores em 2016.

O prefeito Rodrigo Proença (PSDB) destaca a importância dos exames para garantir a produtividade do servidor. “É de extrema importância incentivar o servidor a cuidar de sua saúde e assim aumentar o desempenho nas atividades do dia a dia, promovendo assim, um ambiente de trabalho seguro e saudável”, destaca o prefeito.

A obrigatoriedade da realização dos exames médicos foi estabelecida em 1978 pelo Ministério de Trabalho e Emprego e regulamentada pela portaria nº. 3214.

Servidores do SAAE passam por exames médicos