SAAE realiza sistema de desidratação de lodo da ETE Engenho Velho

Medida consiste em acabar com o mau cheiro que ficava nas regiões próximas da ETE

A Prefeitura Municipal de Capivari e o SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgoto, promovendo maior qualidade de vida para os moradores dos bairros próximos a ETE Engenho Velho que sofriam com o mau cheiro que exalava com o lodo, implantou o sistema de desidratação de lodo, por meio de “bags”, que consistem em “ensacar” o lodo gerado para posterior encaminhamento ao aterro sanitário.

Segundo o superintendente do SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgoto, José Luiz Cabral desde o início, em 2009, da atual administração Luís Campaci (PMDB) e Júnior Pacheco (PR) inúmeras reclamações foram feitas quanto ao odor do local.

Nesse sentido o SAAE iniciou estudos para melhorar a qualidade de vida dos moradores que sofriam com o mau cheiro e principalmente acabar com o problema.

“Com este “ensacamento” o odor que exalava deixou de acontecer, já que o mesmo encontra-se dentro de sacos hermeticamente produzidos para este fim. Sendo assim, mais um grande compromisso foi cumprido com os cidadãos, acabando com o mau cheiro e contribuindo com o bem estar de todos”, afirmou o Superintendente do SAAE.

Ainda de acordo com Cabral, para fosse retirado o esgoto foi necessário solicitar autorização junto a CETESB – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental por meio de um procedimento chamado “CADRI”, obtido no final do ano passado.

Em um segundo momento a Prefeitura de Capivari realizou processo licitatório que foi concluído no início do mês de maio deste ano com ordem de serviço imediata. Para esta licitação investimos R$ 75.900,00 para a remoção de mais de 300 toneladas do lodo acumulado.

O valor investido na obra foi de R$ 144.957,10