Atendimento 24h: 0800 878 7874 Concurso Público
SAAE realiza limpeza na represa milhã
Represa Milhã

SAAE realiza limpeza na represa milhã

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto se reuniu nesta quarta-feira, 18, com a Coprosan Construção e Saneamento EPP – empresa contratada especializada na área de saneamento, em especial na limpeza de corpos hídricos – para planejar o cronograma de limpeza em toda a extensão da represa Milhã. O serviço tem como objetivo retirar a vegetação aquática identifica na represa.

Segundo o superintendente do SAAE, José Luiz Cabral, para que fosse possível definir qual a melhor forma de manejo na represa, o SAAE decidiu por terceirizar o serviço. “A limpeza será feita por uma empresa especializada, com equipe e maquinário apropriados. As plantas serão retiradas e transportadas para áreas adequadas onde passarão por decomposição e uma pequena amostra será encaminhada para análise na Escola de Agricultura Luiz de Queiroz”, explica o superintendente do SAAE. O contrato tem prazo de conclusão de 120 dias e prevê a limpeza de 20.000 m².

Para o prefeito, Rodrigo Proença, a retirada desta vegetação aquática é um serviço extremamente importante. “Identificamos que a represa estava tomada por esta vegetação e buscamos especialistas no assunto para iniciamos a limpeza e garantir tranquilidade no abastecimento e na qualidade da água”, afirma Rodrigo.

Para a retirada da vegetação, duas máquinas estarão em operação: um barco especifico que ficará responsável pela retirada da vegetação do meio da represa, e uma retroescavadeira que faz a remoção da vegetação próximas às margens da represa.

Segundo o Diretor de Qualidade e Meio Ambiente do SAAE, Caio Kerches, a vegetação aquática identificada na represa milhã são de uma espécie que se reproduz em ambiente de águas claras e limpas e com solo rico em nutrientes naturais. “Como a represa apresenta baixa turbulência e abundancia de nutrientes a planta encontrou condições para seu desenvolvimento. Sua expansão não vem prejudicando a qualidade da água distribuída para a população”, destaca Caio.

A barragem da represa milhã foi construída em 1960 e é um manancial de superfície que representa aproximadamente 25% do abastecimento de água em Capivari.