SAAE inaugura Centro de Controle Operacional de Combate a Perdas

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) inaugura na quarta-feira, 23, o Centro de Controle Operacional de Combate a Perdas, às 11h, na caixa d’água da avenida Pio XII.

A autarquia conquistou em 2013, por meio do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro), recurso de R$ 1,8 milhão para a implantação do projeto de Macro e Micro Medição no sistema de abastecimento de água.

O projeto prevê a implantação e instalação de 26 macromedidores eletromagnéticos para o melhor controle das perdas, instalação de 17 unidades remotas e a troca de 10 mil hidrômetros, além da central de automação e transmissão de dados à distância.

A central de automação permitirá a autarquia obter informações, em tempo real, sobre os níveis dos reservatórios e monitorar o funcionamento das bombas, além de possíveis desperdícios na produção da água.

O superintendente do SAAE, José Luiz Cabral, explica que “o projeto estabelece importantes passos rumo à redução de perdas, através de ações e investimentos previstos no Plano Diretor de Combate a Perdas de Capivari, se adequando à realidade do projeto estadual da Secretaria do Meio Ambiente, Município Verde Azul”.

O SAAE está investindo, com recursos próprios da autarquia, uma contrapartida de 15% no valor de R$ 272 mil. A inauguração do Centro Operacional faz parte do calendário de aniversário de 182 anos de Capivari.