SAAE garante a qualidade dos 10 mil hidrômetros trocados

SANASA comprova medidores em conformidade com portaria do INMETRO

Testados no melhor laboratório de análises de micro medidores do Brasil, os 10 mil hidrômetros que estão sendo trocados pelo SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), de Capivari, atendem as especificações da portaria nº. 246/00 do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO).

As análises dos hidrômetros foram realizadas no laboratório de Hidrometria da SANASA CAMPINAS e o resultado garante conformidade com a portaria atendendo também as especificações do laboratório.

A portaria esclarece que os hidrômetros com mais de 5 (cinco) anos de uso, quebrados, embaçados ou danificados devem ser trocados. Esta ação está em andamento pela autarquia municipal para garantir a verificação correta da leitura dos hidrômetros que se enquadram na descrição do INMETRO.

Segundo o superintendente do SAAE, José Luiz Cabral, a substituição dos hidrômetros visa o uso racional da água, haja vista que os equipamentos velhos podem estar marcando volume alterado. “Quando o tempo de vida do equipamento é excedido; é indispensável à troca para a medição correta do consumo porque o equipamento perde sua confiabilidade, podendo assim medir consumo maior ou menor, observa Cabral.

O objetivo da troca dos hidrômetros é conscientizar a população do consumo adequado da água, porque com a verificação correta o munícipe não será induzido ao consumo desnecessário, visando assim o uso racional da água.

Certificado - Sanasa Campinas