Prefeitura de Capivari recebe Comenda de Reconhecimento do Consórcio PCJ

A Prefeitura de Capivari, representada pelo superintendente do SAAE, José Luiz Cabral, recebeu na última sexta-feira, 27, em Americana, a Comenda de Reconhecimento do Consórcio PCJ. O reconhecimento foi pelo apoio dado na realização de palestras, reuniões e em projetos junto ao Consórcio PCJ durante o ano de 2015.

Entre os meses de maio e junho de 2015 o Consórcio PCJ e a Petrobrás/Replan, com o apoio da Iandé – Educação e Sustentabilidade, Comitês PCJ, OCA (Laboratório de Política e Educação Ambiental – ESALQ/USP) e do Núcleo de Apoio à Cultura e Extensão em Conservação e Educação (NACE – PTECA – ESALQ/USP) promoveram quatro encontros para discutir o enfrentamento dos Eventos Hidrológicos Extremos nas Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí.

Os encontros buscaram estimular o diálogo, a participação, o envolvimento e a mobilização dos diversos setores da sociedade para a prevenção, defesa, convivência e superação dos desafios impostos pelos Eventos Hidrológicos Extremos.

O público presente foram educadores, técnicos, Defesa Civil, ONG’s, gestores públicos, empresas, pessoa física, lideranças de bairro, universitários, membros de câmaras técnicas de todos os segmentos dos Comitês PCJ; entre outros.

Em Capivari, o encontro foi realizado no SIAM (Serviços Integrados da Administração Municipal) no dia 14 de maio, e os temas discutidos foram Agricultura, Meio Ambiente e Mudanças Climáticas.

Segundo a Diretoria de Meio Ambiente, “participar destes eventos é tornar possível a conscientização ambiental, e assim, pensar alternativas, rever estratégias e buscar soluções de enfrentamento para as alterações climáticas e seus impactos diretos e indiretos”; comenta a coordenadora de educação ambiental, Lorena Quadros.

Para o prefeito, Rodrigo Abdala Proença, “é de extrema importância para o município participar dos debates e assim ampliar o conhecimento sobre as questões ambientais, principalmente sobre um tema tão atual quanto os eventos climáticos extremos e envolvendo diversos setores da sociedade”, ressalta.

Como resultado final, estima-se a elaboração de documentos técnicos e educativos para subsidiarem os trabalhos relacionados à gestão hídrica e os diálogos do processo de revisão do Plano das Bacias PCJ 2010-2020.

 

Prefeitura de Capivari recebe Comenda de Reconhecimento do Consórcio PCJ