Plantio de mudas nativas marcam o Dia Mundial da Água

A Diretoria de Meio Ambiente e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) comemoraram o Dia Mundial da Água, 22 de março, com a plantação de 100 mudas nativas na Área de Preservação Permanente (APP) no antigo clube do servidor.

Segundo a coordenadora de Educação Ambiental da Diretoria de Meio Ambiente, Lorena Quadros, foram plantadas diversas espécies de mudas nativas como, embaúva, ximbó, pau-formiga, aroeira-salsa, guapuruvu e oiti.

Segundo a legislação, as APP’s são áreas protegidas, cobertas ou não por vegetação nativa com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica, a biodiversidade, facilitar o fluxo gênico da fauna e da flora, protegendo o solo e assegurando o bem estar das populações humanas.

“A participação dos voluntários é de extrema importância, pois além de participar ativamente da recuperação de uma área, compreendem durante a experiência a complicação das interações ambientais, a importância da qualidade de vida da preservação ambiental e os cuidados com todo e qualquer ambiente em que vivemos”, defende Lorena.

Ainda segundo a legislação, a quantidade e qualidade da água disponíveis em corpos d’água estão diretamente relacionadas com a recuperação e preservação destas áreas, pois elas garantem a recarga dos lençóis freáticos, servem como barreira física para os resíduos e ainda impedem a erosão das margens e o assoreamento dos rios, dentre outras funções.

O plantio contou com a ajuda de um voluntário especial, Amós Jordan de Oliveira, de 10 anos. “Gostei muito de plantar, vou contar para todos os meus amigos e chamar eles para os novos plantios” disse.

A Diretoria de Meio Ambiente realiza diversos plantios e eles estão previstos para acontecer durante todo o ano, sendo que, em algumas datas, será feito o convite para que mais voluntários possam participar.

Servidores municipais realizam plantio de mudas nativas em comemoração ao Dia Mundial da Água
Servidores municipais realizam plantio de mudas nativas em comemoração ao Dia Mundial da Água