Novo reservatório será implantado no sistema PIO XII
Inicio das obras para a construção da base do novo reservatório no sistema Pio XII

Novo reservatório será implantado no sistema PIO XII

O investimento está sendo realizado com recursos próprios da autarquia

Nesta semana, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) iniciou as obras para a construção da base para um novo reservatório de água, na Central de Reservatórios do sistema PIO XII.

A base em construção, após concluída, deverá permanecer inerte por 60 dias, aproximadamente, para o período de “cura” do concreto. O novo reservatório será de chapa aço carbono e será implantado no local, em acordo com as normas brasileiras.

O equipamento terá capacidade para armazenar 1.000.000 de litros de água para abastecer a região central e aumentar a reservação atual de 2.300.000 para 3.300.000, com um acréscimo de 43% no armazenamento de água tratada.

O novo reservatório será monitorado, em tempo real, pelo Centro de Controle Operacional (CCO), que é a Central de automação que permite ao SAAE obter informações dos níveis dos reservatórios e monitorar o funcionamento das bombas submersas nos 40 poços artesianos espalhados em pontos estratégicos para abastecer mais de 70 bairros.

Esse reservatório atenderá os bairros Centro, Chácaras São Bendito, Rossi, Engenho Velho, Gênova, Jardim Engenho Velho, Jatobá, Morada do Sol, Pitangueiras, Santa Terezinha, São Benedito, São José e São Marcos, bem como poderá auxiliar no sistema Porto Alegre e Castelani.

Em Capivari, o sistema de abastecimento de água possui 27 reservatórios que armazenam mais de nove milhões de litros de água tratada. Outros bairros serão contemplados com a implantação de novos reservatórios, como o Santa Rita do Trevo, Paineirinhas, Porto Alegre, entre outros, em tempo oportuno.