Municípios solicitam junto ao PCJ, Plano de Macro Drenagem da bacia do rio Capivari

Capivari e Monte Mor, preocupados com a temporada de chuvas que se aproxima, solicitam junto à Fundação Agência das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Agência PCJ) a contratação do Projeto de Engenharia para execução de obras da Macro Drenagem da bacia do rio Capivari.

O Plano de Macro Drenagem é uma importante ferramenta de planejamento e define ações e obras para a drenagem do rio. As ações previstas no plano poderá auxiliar as prefeituras na adoção de medidas para minimizar o impacto das enchentes nas cidades, com recursos próprios ou conquistados junto ao Governo Estadual e Federal.

O projeto analisará toda a bacia do rio Capivari visando diagnosticar os problemas existentes e determinar, do ponto de vista técnico, econômico e ambiental, as soluções adequadas para a nossa realidade.

Conceitualmente, macro drenagem é o conjunto de ações estruturais e não estruturais a controlar as cheias para evitar inundações e suas consequências.

Para o prefeito Rodrigo Abdala Proença (PPS) o objetivo do plano é minimizar os prejuízos em áreas de extensão, significativamente causados pelas cheias com períodos de retorno, isto é, com projeções de cheias de 25 a 100 anos de estudo acumulados.

O estudo da Macro Drenagem se iniciará no nascedouro Jundiaí e terminará no foz que é o rio Tiete, considerando todas as sub-bacias que compõem a bacia do rio Capivari e terá por meta delimitar o Plano Municipal de Saneamento Básico em acordo com a lei federal nº. 11.445/2007.