Atendimento 24h: 0800 878 7874 Concurso Público
Estudantes de Engenharia Civil visitam Estação de Tratamento de Esgoto do DIC I
Visita Técnica na ETE do DIC

Estudantes de Engenharia Civil visitam Estação de Tratamento de Esgoto do DIC I

Atividade apresentou o processo de captação do esgoto e as fases de tratamento

A Prefeitura de Capivari, por intermédio da Diretoria de Meio Ambiente, realizou na sexta-feira, dia 21, vistoria técnica na Estação de Tratamento de Esgoto do Distrito Industrial I.
A diretora de meio ambiente, Natália Sampaio e a fiscal ambiental da Prefeitura, Sônia Rojas, realizaram a vistoria técnica acompanhadas de estudantes do curso de Engenharia Civil. Durante a visita, os profissionais apresentaram aos alunos o funcionamento do processo de captação do esgoto e as fases de tratamento.
O objetivo da visita, segundo a diretora de meio ambiente, foi viabilizar a aprendizagem prática da disciplina e a conciliação entre o conteúdo ministrado em sala de aula. “O saneamento básico é um tema muito discutido na atualidade. Além do aluno verificar a aplicação prática do conteúdo visto em sala de aula, despertar no jovem profissional o interesse e dedicação pela área são objetivos das visitas técnicas”, afirma a diretora.
Segundo o engenheiro ambiental do SAAE, Caio Kerches, a estação recebe o esgoto coletado das empresas do Distrito e o esgoto coletado das limpezas de fossas sépticas. “O local conta com as lagoas de aeração e sedimentação, a unidade de desinfecção, tratamento preliminar e o emissário final. Também foi construída a Casa de Operação e a Estação Elevatória Final. A Estação tem uma eficiência de 95% e o esgoto tratado é lançado no rio Capivari”, ressalta Caio.
Para a diretora de meio ambiente, o tratamento de efluentes sanitários é um tema que tem sido bastante discutido, tanto na área de legislação e prevenção à poluição quanto na área de pesquisa e de aplicações tecnológicas. “O tema é uma das principais preocupações para a adequação à legislação dos sistemas de tratamento dos diversos setores de desenvolvimento em nosso município”, explica Natália.