Capivari participa de cinco Câmaras Técnicas no Comitês PCJ

O município de Capivari, por intermédio do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) é um dos pioneiros na fundação do Comitês PCJ (Comitês das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí).

O comitê tem o objetivo de promover o gerenciamento dos recursos hídricos como forma de garantir o desenvolvimento e a continuidade da gestão nas bacias hidrográficas dos rios, Piracicaba, Capivari e Jundiaí.

Ele propõe medidas com os poderes executivos e legislativos para a conservação dos rios e ainda sugere medidas devidamente detalhadas, a serem tomadas pelo estado, municípios e sociedade civil para as respectivas participações no consórcio.

O comitê divide os assuntos pertinentes ao PCJ por Câmaras Técnicas (C.T.) e escolhe seus membros a cada dois anos.

O engenheiro ambiental do SAAE, Caio Kerches, participa de duas (C. T.), dentre elas, a de Outorgas e Licenças e a de Águas Subterrâneas.

Segundo Caio, a C. T. de Outorgas e Licenças, ter por finalidade o “controle e monitoramento dos poços existentes e propõe estudos quanto à capacidade de recarga dos poços”, junto aos órgãos competentes.

A C. T. de Águas Subterrâneas propõe “o maior controle quanto a novas emissões de licença de uso da água, como forma de evitar a escassez nos períodos de estiagem”, tanto para o município de Capivari como para os municípios vizinhos que fazem parte da mesma bacia.

Diretoria de Meio Ambiente
Neste ano, a Diretoria de Meio Ambiente também passou a integrar duas Câmaras Técnicas no Comitês PCJ; uma delas é a Conservação e Proteção dos Recursos Naturais; que busca manifestar propostas específicas sobre a conservação e proteção do solo e a proteção dos mananciais de abastecimento público.

Segundo a educadora ambiental da diretoria, Lorena Quadros, a participação com o PCJ tem a finalidade de estar em sintonia com outros municípios da região buscando parcerias e projetos que apóiem a gestão ambiental municipal.

Já a C.T. de Educação Ambiental auxilia a Diretoria de Meio Ambiente na elaboração dos projetos e na divulgação da Política de Educação Ambiental decorrentes de sua aplicação nos diversos segmentos da sociedade.

Segundo Lorena, as diversas parcerias que o município tem com o PCJ são importantes para a diretoria obter dados atualizados da região, melhorando assim a qualidade de muitos dos projetos apresentados para Capivari.

O Comitês PCJ, fornece assessoria técnica para a elaboração de projetos com o objetivo de auxiliar na captação de recursos e colocar Capivari em contato com outros municípios, facilitando o planejamento e execução de trabalhos regionais, dentre outros.