Capivari investe em economia de água

Parte do país vive, atualmente, um período forte de estiagem justamente nesta época que é dedicada às chuvas. O calendário hidrográfico aponta que o período de chuvas é de outubro a março e o de estiagem é de abril a setembro, portanto, o pior ainda está por vir.

No propósito de melhorar e preservar nossos recursos hídricos, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Capivari, tomou a iniciativa de trocar 16,5 km da rede de distribuição de água. Segundo o superintendente José Luiz Cabral, “a autarquia já conquistou recursos para a troca de mais 17km, o que diminuirá muito às perdas na rede; temos um total de 65 Km de redes a serem substituídas”.

Outra ação importante a destacar é a troca de 10 mil hidrômetros que induzirá a população ao uso racional da água, haja vista que o município ainda mantém mais 10 mil hidrômetros, com mais de cinco anos de uso, contudo, aproximadamente 45% dos hidrômetros estão marcando menos de 10m³ por mês em cada residência.

Com a troca total dos hidrômetros e das redes, as perdas que hoje estão em 45%, cairão para algo em torno de 15% a 20%, números considerados excelentes aos padrões brasileiros. “Estas perdas, basicamente, resumem-se a lavagem dos filtros e dos decantadores das Estações de Tratamento de Água (ETA), bem como, eventuais descargas de rede e ou pequenos vazamentos”, explica Cabral.

Novamente, o SAAE alerta a população para o uso racional da água e recomendamos as seguintes medidas:

Tome banho rápido;

Não lave carros e calçadas;

Ensaboe toda a louça antes de enxaguar;

Acumule as roupas para utilizar a máquina de lavar na capacidade máxima. Faça o mesmo com a louça;

Deixe a torneira fechada enquanto escova os dentes;

E muita atenção com vazamentos dentro do imóvel; corrija-os o mais rápido possível.

Estas ações em conjunto com a sociedade resultam em economia nas faturas da água, bem como ajudam a preservar nossos recursos hídricos.