Bairro Santa Rita (próximo a Elias Fausto) poderá ter coleta e tratamento de esgoto

O SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) cadastrou no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) o projeto básico para implantação de 10 km de rede coletora, para 1060 lotes, com 2 estações elevatórias e 1 estação de tratamento de esgoto no bairro Santa Rita (próximo à Elias Fausto).

O PAC é um programa do Governo Federal que engloba um conjunto de políticas econômicas com o objetivo de acelerar o crescimento econômico do Brasil, sendo sua prioridade, os investimentos em infraestrutura e áreas como saneamento, habitação, transporte, energia e recursos hídricos.

O vereador Dr. André Rocha (quando prefeito interino) preocupado em fornecer progressos ao bairro, solicitou ao SAAE ações no sentido de melhorar a qualidade de vida dos moradores. Perante isso, o SAAE solicitou do engenheiro consultor a elaboração do projeto básico no intuito de obter informações necessárias para o cadastramento do mesmo junto ao PAC.

Este projeto, associado ao do Bosque dos Pinheiros, elevará a coleta de esgoto dos atuais 94% para 99%. Com a conclusão das ETEs do Castelani (Orlando Rodrigues) e Central (prefeito Miguel Simão Neto) passaremos a ter 100% de tratamento dos 99% coletados.

Em abril, municípios com até 50 mil habitantes, tiveram a oportunidade de cadastrar os projetos básicos e executivos, na área de saneamento do PAC atendendo a portaria 192, da Fundação Nacional da Saúde (FUNASA).

De acordo com a portaria, as cartas consultas deverão conter projetos básicos ou executivos de engenharia com condição de viabilização da obra, empreendimentos que promovam a universalização dos serviços de abastecimento de água e esgoto sanitário; resultando em melhores índices de desenvolvimento humano, e reduzindo o risco de transmissão de doenças relacionadas à falta de sistema de tratamento sanitário.

Segundo o superintendente José Luiz Cabral, é necessário perseverança para aprovação do projeto e apoio político para conquista do recurso. “Todos os esforços para melhorar a qualidade de vida dos capivarianos terão dedicação total desta superintendência”, afirma Cabral, ao que foi complementado pelo prefeito Rodrigo Abdala Proença (PPS) “É uma preocupação constante da nossa administração o desenvolvimento humano alicerçado por ações que promovam a universalização de todos os serviços públicos”, finaliza.